Muito interessante esse texto sobre frenagem com o pé esquerdo....técnica muito usada por pilotos de rally e se chama "Ponta & taco. Freando com o Pé Esquerdo Teoria Quando você está dirigindo com aceleração constante e sem pisar no freio, um carro com tração dianteira irá subestersar (sairá de frente; curvará menos do que você quer) quando você fizer uma curva. Para dominar o subestersamento, pode-se usar uma técnica chamada frenagem com pé esquerdo no sentido de trocar a tendência de frear (balanço) para o eixo traseiro. Usando uma combinação de acelerador e freio, você pode passar de um subestersamento para um estersamento neutro ou excessivo. Como isto funciona? Leia a seguir! Inércia Pense um segundo. Quando você pisa no acelerador, para onde o seu corpo tende? Para o eixo traseiro, você "cola" no banco, certo? Agora, o que acontece quando você freia? Seu corpo tende a ir para frente! Isto é inércia ! Usando regras básicas de inércia e uma combinação entre aceleração e frenagem de pé esquerdo, você pode manter o controle do carro nas mais inesperadas situações num rally (o que sempre acontece). Como Funciona A tendência de frenagem de um carro normal de rua é sempre em direção ao eixo dianteiro por razões de segurança. Se você alguma vez puxou o freio de mão enquanto fazia uma curva numa rua molhada e rodou, você sabe porque eles constroem os carros assim. O que você fez foi transferir a tendência de frenagem para o eixo traseiro, e isto não é o que seu avô quer que você faça em seu opalão azul 66 quando voltar do supermercado. Mas como pilotos de rally nós podemos utilizar de meios para aproveitar os efeitos da tendência de frenagem no eixo traseiro. Uma das coisa que podem ser usadas incluem uma válvula de controle de tendência de frenagem ou a instalação de freios mais potentes nas rodas traseiras. Isto funciona maravilhosamente bem na pista, mas em um rally é difícil trocar sua tendência de frenagem no meio de uma curva que de repente muda de poeira seca, com boa aderência para lama molhada totalmente escorregadia. Em Ação Uma vez que você esteja perito em FPE, quando a superfície da pista mude, você pode mudar a tendência de frenagem tanto aumentando a potência quanto a pressão nos freios (isto também é chamado modulação). Exemplo: você está numa curva e a parte traseira do carro começa a sair mais do que você quer. Você pode aliviar a pressão no pedal do freio e aumentar a aceleração. Isto irá trocar de sobrestersamento para subestersamento, e vice e versa. Se a curva estreitar, você pode passar a sobre estersar aplicando maior pressão nos freios ao invés de acelerar. Igualmente, fazendo um balanceamento entre freio e acelerador, você pode fazer um estersamento neutro. Como Isto Funciona Um pneu tem 100 % de sua tração quando rodando em linha reta e sem frenagem ou aceleração. Quando você muda qualquer um desses fatores você terá uma perda na tração disponível. Aplicando o freio em conjunto com o acelerador em um carro com tração dianteira, duas coisas acontecem. Primeira: as rodas dianteiras irão se manter tracionando. Segundo: as rodas traseiras tenderão a travar. Se você está numa curva, a traseira do carro começa a sair para fora da curva. Para controlar ou parar a derrapagem, aplique menos freio e mais aceleração. (estas mudanças irão provocar um subestersamento e impedirão a derrapagem da parte traseira do carro para fora da curva). Colocando Em Prática Vamos fazer o seguinte: aqui começa a parte boa, dirigir o carro. Ache um lugar seguro para praticar, um estacionamento de cascalho sem arvores é o ideal. Arrume alguns cones de trânsito para fazer uma interseção em "T". Agora você pode entrar no carro e praticar algumas curvas sem se utilizar da frenagem com pé esquerdo, mas tente fazer uma frenagem normal, com o carro reto, usando seu pé esquerdo. (O que você disse ?? ) Exatamente, tente frear normalmente com seu pé esquerdo! Você não irá aprender FPE até treinar sua perna a frear. Se você nunca tentou frear com sua perna esquerda, você irá descobrir que é como tentar escrever com a mão esquerda se você for destro. Inicialmente você não tem sensibilidade para frear gradativamente, este é o principal problema. Isto é muito importante: antes de você conseguir frear normalmente usando a perna esquerda, você não conseguirá fazer FPE. Uma vez que você consiga frear com a perna esquerda, é hora de tentar algo novo. Primeiro pense sobre o que você quer fazer, aí comece a praticar curvas. Depois de fazer a tomada da curva, aplique o freio junto com o acelerador. Se você fizer isto direito, você irá sentir a traseira do carro derrapar para fora da curva. Quando o carro apontar na direção que você quer ir, tirei o pé do pedal do freio e aumente a aceleração. Se você fizer isto corretamente ficará surpreso em como o carro parece que gira no eixo das rodas dianteiras. Agora limpe esse sorriso bobo de sua cara e tente de novo, e de novo, até você conseguir começar e parar a derrapagem a hora que quiser. A Prática Leva à Perfeição As primeiras vezes que você tentar os exercícios acima, você provavelmente descobrirá que o carro diminui a velocidade na curva e mais nada além disso. Tente usar menos freio. Você ficará surpreso como apenas uma pouco pressão é necessária. Também lembre que você já deve ter feito a tomada da curva e estar dentro dela antes de aplicar os freios. Não estou falando para você virar antes de diminuir para a entrada da curva. Estou falando em usar FPE depois de você ter freado a escolhido a marcha correta para a curva na tomada dela, lembre-se que você deve aliviar o pé do freio quando estiver praticamente entrando na curva. Depois que você ficar entediado de somente fazer curvas para a direita e esquerda, tente realizar uns "S" e brinque com isto até que você possa manter uma boa velocidade entre as duas curvas. Lembre-se de lidar com cada curva separadamente, tire o pé do freio e entre na curva, uma de cada vez. Quando você tiver dominado a Frenagem com Pé Esquerdo irá descobrir que você tem o controle de seu carro como nunca pensou ser possível. Irá fazer curvas mais rápido, mas mais importante, com maior segurança. Não perca as esperanças se parece impossível para aprender, continue tentando e de repente parecerá fácil. Texto- Alceo Eilert Rally Track Racing Team