Muito interessante esse texto sobre frenagem com o pé esquerdo....técnica muito usada por pilotos de rally e
se chama "Ponta & taco.


Freando com o Pé Esquerdo

Teoria

Quando você está dirigindo com aceleração constante e sem
pisar no freio, um carro com tração dianteira irá subestersar (sairá  de frente;
curvará menos do que você quer) quando você fizer uma
curva. Para dominar o subestersamento, pode-se usar uma técnica
chamada frenagem com pé esquerdo no sentido de trocar a tendência de  frear (balanço)
para o eixo traseiro. Usando uma combinação de
acelerador e freio, você pode passar de um subestersamento para um  estersamento
neutro ou excessivo. Como isto funciona? Leia a seguir!

Inércia

Pense um segundo. Quando você pisa no acelerador, para onde
o seu corpo tende? Para o eixo traseiro, você "cola" no banco, certo?
Agora, o que acontece quando você freia? Seu corpo tende a ir para  frente! Isto é
inércia ! Usando regras básicas de inércia e uma
combinação entre aceleração e frenagem de pé esquerdo, você pode
manter o controle do carro nas mais inesperadas situações num rally  (o que sempre
acontece).

Como Funciona

A tendência de frenagem de um carro normal de rua é sempre
em direção ao eixo dianteiro por razões de segurança. Se você alguma  vez puxou o
freio de mão enquanto fazia uma curva numa rua molhada e  rodou, você sabe porque eles
constroem os carros assim. O que você  fez foi transferir a tendência de frenagem para
o eixo traseiro, e  isto não é o que seu avô quer que você faça em seu opalão azul 66
quando voltar do supermercado. Mas como pilotos de rally nós podemos  utilizar de
meios para aproveitar os efeitos da tendência de frenagem  no eixo traseiro. Uma das
coisa que podem ser usadas incluem uma
válvula de controle de tendência de frenagem ou a instalação de
freios mais potentes nas rodas traseiras. Isto funciona
maravilhosamente bem na pista, mas em um rally é difícil trocar sua  tendência de
frenagem no meio de uma curva que de repente muda de  poeira seca, com boa aderência
para lama molhada totalmente
escorregadia.

Em Ação

Uma vez que você esteja perito em FPE, quando a superfície
da pista mude, você pode mudar a tendência de frenagem tanto
aumentando a potência quanto a pressão nos freios (isto também é
chamado modulação). Exemplo: você está numa curva e a parte traseira  do carro começa
a sair mais do que você quer. Você pode aliviar a  pressão no pedal do freio e
aumentar a aceleração. Isto irá trocar de  sobrestersamento para subestersamento, e
vice e versa. Se a curva  estreitar, você pode passar a sobre estersar aplicando maior
pressão  nos freios ao invés de acelerar. Igualmente, fazendo um balanceamento  entre
freio e acelerador, você pode fazer um estersamento neutro.

Como Isto Funciona

Um pneu tem 100 % de sua tração quando rodando em linha
reta e sem frenagem ou aceleração. Quando você muda qualquer um
desses fatores você terá uma perda na tração disponível. Aplicando o  freio em
conjunto com o acelerador em um carro com tração dianteira,  duas coisas acontecem.
Primeira: as rodas dianteiras irão se manter  tracionando. Segundo: as rodas traseiras
tenderão a travar. Se você  está numa curva, a traseira do carro começa a sair para
fora da
curva. Para controlar ou parar a derrapagem, aplique menos freio e  mais aceleração.
(estas mudanças irão provocar um subestersamento e  impedirão a derrapagem da parte
traseira do carro para fora da
curva).

Colocando Em Prática

Vamos fazer o seguinte: aqui começa a parte boa, dirigir o
carro. Ache um lugar seguro para praticar, um estacionamento de
cascalho sem arvores é o ideal. Arrume alguns cones de trânsito para  fazer uma
interseção em "T". Agora você pode entrar no carro e  praticar algumas
curvas sem se utilizar da frenagem com pé esquerdo,  mas tente fazer uma frenagem
normal, com o carro reto, usando seu pé  esquerdo. (O que você disse ?? ) Exatamente,
tente frear normalmente  com seu pé esquerdo! Você não irá aprender FPE até treinar
sua perna  a frear. Se você nunca tentou frear com sua perna esquerda, você irá
descobrir que é como tentar escrever com a mão esquerda se você for  destro.
Inicialmente você não tem sensibilidade para frear
gradativamente, este é o principal problema. Isto é muito importante:  antes de você
conseguir frear normalmente usando a perna esquerda,  você não conseguirá fazer FPE.
Uma vez que você consiga frear com a  perna esquerda, é hora de tentar algo novo.
Primeiro pense sobre o  que você quer fazer, aí comece a praticar curvas. Depois de
fazer a  tomada da curva, aplique o freio junto com o acelerador. Se você
fizer isto direito, você irá sentir a traseira do carro derrapar para  fora da curva.
Quando o carro apontar na direção que você quer ir,  tirei o pé do pedal do freio e
aumente a aceleração. Se você fizer  isto corretamente ficará surpreso em como o carro
parece que gira no  eixo das rodas dianteiras. Agora limpe esse sorriso bobo de sua
cara  e tente de novo, e de novo, até você conseguir começar e parar a
derrapagem a hora que quiser.

A Prática Leva à Perfeição

As primeiras vezes que você tentar os exercícios acima,
você provavelmente descobrirá que o carro diminui a velocidade na  curva e mais nada
além disso. Tente usar menos freio. Você ficará  surpreso como apenas uma pouco
pressão é necessária. Também lembre  que você já deve ter feito a tomada da curva e
estar dentro dela
antes de aplicar os freios. Não estou falando para você virar antes  de diminuir para
a entrada da curva. Estou falando em usar FPE depois  de você ter freado a escolhido a
marcha correta para a curva na
tomada dela, lembre-se que você deve aliviar o pé do freio quando  estiver
praticamente entrando na curva. Depois que você ficar
entediado de somente fazer curvas para a direita e esquerda, tente  realizar uns
"S" e brinque com isto até que você possa manter uma boa  velocidade entre
as duas curvas. Lembre-se de lidar com cada curva  separadamente, tire o pé do freio e
entre na curva, uma de cada vez.  Quando você tiver dominado a Frenagem com Pé
Esquerdo irá descobrir  que você tem o controle de seu carro como nunca pensou ser
possível.  Irá fazer curvas mais rápido, mas mais importante, com maior
segurança. Não perca as esperanças se parece impossível para
aprender, continue tentando e de repente parecerá fácil.


Texto- Alceo Eilert
Rally Track Racing Team
www.nastrilhas.com.br
www.rallytrack.com.br