Dicas para os proprietarios de Engesa

Esquema para adaptar amortecedore no Capo

Diferentes câmbios, reduzida e motores que podem ser adaptados no Engesa

Como blindar o motor de arranque e a embreagem ?

Como montar um belo console num Engesa ?

Relação de diferenciais.

Tanque para Engesa


Esquema da adaptação dos amortecedores da tampa traseira da Parati, no capo do Engesa, para acabar com o problema de ele cair quando se esta mexendo no motor.  Enviado por Silvio Cavalcanti - SP

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Estou muito curioso para entender alguns detalhes. Já ouvi histórias de motores Opala nos CJs, em outro papo um dono de Engesa disse ter adaptado um motor Ford 6 cilindros 3.8litros, e o meu mecânico já tem guardado na oficina dele um cambio 4 marchas, redução e os dois diferenciais da Rural para instalar no meu CJ3. Estou fugido dele!
Mas vamos lá, corrijam-me se necessário.
Imaginava que caixa de redução e caixa de transferência dos Willys fossem um conjunto só. Mas pelos e-mails anteriores, concluo que podem ser separados e que exista no mercado uma Flange para unir caixa de câmbio D20/D40 com caixa de redução Willys e também outra Flange para unir caixa de redução willys com caixa de transferência Engesa.
Talvez não sejam necessário Flanges, como o caso do motor Ford no Engesa que encaixou perfeitamente, e que apenas um parafuso ficou faltando. Estou correto? Ou melhor, vou refazer a pergunta. O que é necessário para adaptar um motor e caixa de opala num CJ? E o que é necessário para adaptar uma redução Willys num Camper?
E considerando que eu possua uma Camper 4x2, qual adaptação vocês sugeririam?
- Trocar a caixa de marchas para uma de D40?
- Ou adicionar a redução Willys?
Tem mais:
Os diferenciais da Rural são Dana 44 de 1/2 ou 3/4 ton?
Já que o dianteiro é 1 polegada maior que o original Engesa, a adaptação fica boa?
Marcelo

Cara, dúvidas...mas vamos tentando eleiminá-las:

A caixa de redução e transferência Willys é uma coisa só.
Adaptar uma sobrecaixa Willys numa caixa de 5 marchas do Engesa/D-20/D-40
não fica bom, visto que não existe flange para isto. Se vc tem uma caixa
dessas e quer adptar uma caixa de redução (para quê, mesmo?), opte por uma
de Toyota Band, existe a flange. Mas isto só seria necessário se:
-o Engesa fôr 4 cil;
-o ronco da sobrecaixa do Engesa estiver enchendo o saco. Mas neste caso,
pode-se trocar a sobrecaixa pela do fase 2, que não ronca. Mas daí tem de
trocar também o eixo traseiro, pelo do fase 2/Camper ou até por um de Rural
(mais trabalhoso), pois a bola do diferencial terá de ser no meio do eixo.

Os conjuntos que costumam ter melhores resultados, são:
-Caixa 4m da C-20 com sobrecaixa Willys;
-Caixa 5m da D-20 com sobrecaixa do Toyota;
-Caixa 5m da D-20 com sobrecaixa Engesa fase 2.

Tudo isso levando em consideração o motor 4.1 do Opala.

Caixa de Opala em CJ, nunca vi.
Se sua opção é motor Opala no CJ, opte pela caixa 4m da C-20 com sobrecaixa
Willys.
Se optar pelo motor AP, que fica muito bom nos CJ 2 e 3, dá para usar o
câmbio 4 marchas do Jeep moderno.

Na Camper 4x2 você pode usar:
-Caixa original (4m de C-20) com sobrecaixa Willys(como a minha)através de
flange e trabalho no eixo entalhado;
-Caixa de D-20 com sobrecaixa do Engesa fase 2/Camper 4x4 (assim você a
deixaria como a original 4x4).

A sobrecaixa de Toyota é um pouco grande para a Camper;

A caixa do D-40 tem as marchas mais duras de engatar do que a da D-20 (a
tampa da caixa é diferente);

O fato do eixo de rural ter uma polegada a mais na largura pode ser
compensado usando-se espaçadores nas rodas traseiras.

Abraços,

Gustavo R. Heck
CAMPER 4x4 GRABBER 33" - "Jipona"
Pelados da Lama
Jipenet-RS
POA


Compra um tubo de silicone em bisnaga, retira o arranque do lugar, sela >todos os buracos e fendas que encontrares e ao montá-lo, usa o silicone como se fosse uma junta. Resolve cerca de 80% dos problemas.
Depois retira a tampa de baixo da embreagem e procede da mesma maneira. Faz o mesmo com a borracha tapa pó da saida do cabo. Este é o ponto mais delicado e dificil, resolvi revestindo o cabo com uma mangueira plástica de 1/2, que teve presa a esta o tapa-pó que foi colado com araldite na capa da caixa da embreagem e esta mangueira subiu e foi novamente enrolada no final do cabo junto a caixa de fogo do motor com uma borracha bem fina, de câmara de bicicleta, resolveu 90%.
Alias é por essas e outras que prefiro as caixas automáticas e suas embreagens hidraulicas e blindadas. . .
Espero ter ajudado;

Badia Jipenet/RS


Console instalado no Engesa Frankstein do  Benhur
Console - Frankstein.jpg (207901 bytes)

 

 

 

 

 

 

 

 


RELAÇÃO DIFERENCIAL

Para fazer o cálculo com a maior precisão possível, utilizando a fórmula do Bill, então teríamos, seguindo 200 rpm acima da rotação no torque máximo:


RPM = (336/Tire Diameter) x MPH x Gear ratio
Gear ratio = rpm / (336/Tire Diameter) x MPH
Gear ratio = 2.600 / (336/35) x 62,5
Gear ratio = 3.000 / 9,6 x 62,5
Gear ratio = 3.000 / 600
Gear ratio = 5,00


Isso deu bem no meio daquelas apontadas (4,88 e 5,375), existe alguma que seja exatamente 5,00 ou, como vou priorizar o uso em estrada deveria utilizar logo a 4,88. A relação para a primeira marcha é 3,928, mas não tenho a relação da reduzida ainda, será que ficará bom?!?!

Henrique - Sampa


TANQUE DE COMBUSTIVEL

Estou colocando no Engesão um tanque de Plástico de 90Lts do Caminhão IVECO. Ele é um pouco mais fundo que o do Engesa, é mais Largo e menos estreito. Ficou perfeito.
Vendramin - S.Paulo