Fases do Engesa

Quais são as diferenças de Fase do Engesa (I, II e III) ? Existe alguma melhor ou pior ?

Na minha opinião, não há Engesa pior ou melhor em função das fases de cada. Pior ou melhor hoje, está mais ligado à conservação, originalidade, modificações bem ou mal sucedidas, etc...

O Engesa fase 1 é o de chassis mais curto, cuja caixa de transferencia ronca mais por causa das engrenagens retas.

O Engesa Fase 2 tem um entre-eixos maior e portanto pula um pouco menos e tem mais espaço intermo.

Existe ainda o Jordânia, mais longo e mais raro. Dentre as características predominantes, vc encontra jipes com capota de lona ou capota rígida de fibra. Os de capota de lona são mais leves e portanto mais ágeis mas têm os inconvenientes comuns aos veículos com capota de lona.

Os de teto rígido permitem o uso do ar condicionado e um uso mais amplo do jipe. Com relação aos motores vc encontra tanto os GM 4 e 6 cil. tanto à gasolina como à álcool e também à diesel (Q20B Perkins e Maxxion ST4). Com relação aos motores de 6 cilindros é necessário um cuidado maior na compra pois alguns não são originais e as adaptações nem sempre são bem feitas e consequentemente mal sucedidas trazendo problemas dificeis de resolver.

Espero ter ajudado,

ALVARO/E/C&G/GALL - RJ


As diferenças básicas entre fase 1 e 2 são as seguintes:

Fase 1:

- É menor
- Foi fabricada de 85 a 88 mais ou menos, mas houve uma exceção (a minha é 92 fase 1)
- Tem a caixa de transferência que ronca, pois o cardãn traseiro não sai direto do câmbio (como na F2), ele sai da caixa
- É imbatível na trilha (não digo o mesmo no asfalto)

Fase 2:

- É maior (uns 30 cm, não sei exatamente)
- Fabricada de 88 a 94
- Não ronca
- As palhetas do limpador são fixadas no capô (na F1 fica no quadro, como o Willys)
- Possui ventilação forçada
- As relações de diferencial são mais longas (diminui a rotação em uns 600 RPM em 5ª marcha) e me PARECE que as relações do câmbio são mais curtas, porém a 5ª marcha é a mesma 1:1
- A "tampa" do porta-malas abre diferente, já que essa possui um. Na F1 ele é de aprox 20 cm (quase nada).

Externamente, não levando em consideração o tamanho, são idênticos. Essa "3ª " fase é a Jordânia. Muito rara, não tenho muitas informações, mas sei que é bem comprida, sendo até feia. Conheço uma Jordânia Diesel e outra 6cc, então não sei exatamente qual era sua motorização original. Acho que não existe um melhor ano, porém, como todo o carro, quanto mais nova melhor. Mas se achar uma mais velha inteira, dá na mesma, já que o carro é o mesmo.

[]´s

Fernando Engesa 92 (Fase 1) São Paulo/SP


Sobre os Engesas e seus modelos vamos lá:

Engesa 4 Fase 1 :Primeiros jipes da Engesa fabricados de 1985 a 1988. Motores: GM 151 4c alcool/gasolina Cambio: Clark 240V

Engesa 4 Fase 2 :Nova versão do Engesa, fabricado de 1988 a 1994. Motores: GM 151 4c alcool/gasolina e Perquins Q20B Diesel Cambio: Clark 240V

Engesa Jordania :Mecanicamente igual ao Engesa F2 porém 40 cm mais longo, fabricado de 1991 a 1994. Motores: GM 151 4c gasolina e Perquins Q20B Diesel Cambio: Clark 240V

As difereças básicas do Fase 1 para o Fase 2 são:

Maior que o Fase 1 em 20cm: 10 entre eixos e 10 na traseira; Frente unica e não mais em 3 partes; Limpador do para-brisa passa a ser embaixo do para-brisa e não mais em cima; Para-brisa maior; Adoção de piscas laterais; Farois cibiê Halogenios; Escapamento ao lado do para choque T.E. e não mais sob a porta do motorista; Bocal do tanque no pára-choque T.D.; Portas maiores; Relação do diferencial mais longa e reescalonamento do câmbio; Porta traseira com abertura lateral(antes era para baixo); Suporte de estepe inegrado à tampa traseira; Tanque de combustível com 90l (antes era 82l); Remodelameto de espaço interno(ficou bem mais espaçoso); Painel de instrumentos com novos botôes de comando no centro do painel do tipo "teclas"; Ventilação forçada de 2 velocidades; Deslocamento da alavanca de 4x4 da lateral direita do cambio para entre os bancos dianteiros; Troca da caixa de transferencia que só é utilizada com a tração na posição 4x4, pois na posição 4x2 a caixa do fase 1 era também utilizada; Com essa nova caixa o "zunido" tipico do fase 1 desapareceu.

Tudo isso segundo relatos da época foram aprimoramentos do projeto Engesa 4 que sairam na versão 2 do jipe.

O Engesa Jordania é o Fase 3, que foi fabricado sob encomenda da Jordania (por isso esse nome), com os devidos aparatos da encomenda.

[]´s explicando tudo...de Engesa..

Ricardo Costa Millei Engesa Jordania