4a.
Etapa Copa Vale Raid 2000
Raid Cacapava - 16.09.00
Tudo começou numa chuvosa sexta feira , saímos de
São Paulo depois de enfrentar um belo transito e um pneu furado, e chagamos em Caçapava
para a largada promocional. A chuva continuava caprichosamente caindo e levantando entre
os competidores aquela incerteza " Será que teremos muito barro amanha ?".
Na manha do sábado, todos preparados para a largada, que ocorreu no centro de Caçapava,
de onde já saímos com trechos navegados passando por algumas ruas até cruzarmos um
terreno com algumas subidas. Continuamos até um trecho de trilha onde ficamos
serpenteando por alguns morros e plantações de eucaliptos. Apesar de toda a chuva que
havia caído na semana e na noite anterior, o terreno não estava encharcado e não estava
complicado dirigir, o que já demostrava que a prova seria decidida na navegação.
Nós continuamos por estas trilhas até chegarmos na única porteira fechada da prova,
fizemos tudo muito rápido e quando saímos encontramos logo um PC. Este, no nosso
entendimento, foi o primeiro erro da prova, colocar um PC após uma porteira !.
Mais a frente havia um laço por um trecho mais escorregadio, pois passavamos por sobre o
mato e como havíamos patinado, corrigimos o odômetro na referencia, uma curva estilo
retorno, e na saída precisamos fazer uma pequena manobra. Neste momento a Andrea
(navegadora) corrigiu novamente o odômetro, mas acabamos subtraindo muito e como a média
era muito baixa (6 km/h) chegamos na próxima referencia um pouco adiantado e perdemos 18
pontos neste PC.
Continuamos a prova por outros trechos que tinham médias bastante baixas, em alguns
rodamos a 4 km/h !!! e chegamos até uma subida escorregadia, que já trazia o trilho
(facão) dos competidores que já haviam passado. Vimos que haviam 4
jipes com guinchos para o apoio, iniciamos devagar a subida, pois este trecho era navegado
com média;6 km/h !!!, logo no inicio o NiViper começou a patinar e para não atolar
precisamos acelerar um pouco mais. Conseguimos entre todos as patinadas e escorregadas
passar pela subida sem atolar e para nossa surpresa, no final da subida havia um PC
entregando a boleta. Inconformado perguntei onde estava sendo medido o tempo e descobrimos
que era no meio do primeiro trecho da subida. Mesmo estando em desacordo com o
regulamento da Copa, que diz não poder existir PC após dificuldades muito menos no meio
delas, a organização não quis cancelar este PC alegando que ninguém atolou
!!! Neste PC, por termos acelerado mais que 6 km/h passamos adiantado e esta
pontuação custou-nos muito caro.
|
|
|
|
Deste trecho em diante
não tivemos grandes dificuldades até chegarmos no primeiro deslocamento, onde a
organização estava avisando que um trecho da prova havia sido cancelado e fomos
conduzido para outra referencia. Aguardamos nosso horário de partida e andamos alguns
metros até encontrarmos todos os outros competidores parado em um buraco, que estava
bastante escorregadio e ninguém conseguia passar sem ajuda de guinchos. Como a operação
estava demorando muito, todos os competidores saíram do buraco com mais de meia hora de
atraso e deste ponto em diante, passamos por mais dois buracos que precisaram da ajuda de
guincho e continuamos em comboio até o churrasco (final da prova), onde nos confirmaram
que só valeriam os PC anteriores ao 1o. deslocamento. |
Fábio Vernizi
Veja aqui o Regultado Geral da prova
Abaixo a reportagem da Revista Fora de Estrada