4a. Etapa Copa Vale Raid 2000
Raid Cacapava -
16.09.00

Tudo começou numa chuvosa sexta feira , saímos de São Paulo depois de enfrentar um belo transito e um pneu furado, e chagamos em Caçapava para a largada promocional. A chuva continuava caprichosamente caindo e levantando entre os competidores aquela incerteza " Será que teremos muito barro amanha ?".
Na manha do sábado, todos preparados para a largada, que ocorreu no centro de Caçapava, de onde já saímos com trechos navegados passando por algumas ruas até cruzarmos um terreno com algumas subidas. Continuamos até um trecho de trilha onde ficamos serpenteando por alguns morros e plantações de eucaliptos. Apesar de toda a chuva que havia caído na semana e na noite anterior, o terreno não estava encharcado e não estava complicado dirigir, o que já demostrava que a prova seria decidida na navegação.
Nós continuamos por estas trilhas até chegarmos na única porteira fechada da prova, fizemos tudo muito rápido e quando saímos encontramos logo um PC. Este, no nosso entendimento, foi o primeiro erro da prova, colocar um PC após uma porteira !.
Mais a frente havia um laço por um trecho mais escorregadio, pois passavamos por sobre o mato e como havíamos patinado, corrigimos o odômetro na referencia, uma curva estilo retorno, e na saída precisamos fazer uma pequena manobra. Neste momento a Andrea (navegadora) corrigiu novamente o odômetro, mas acabamos subtraindo muito e como a média era muito baixa (6 km/h) chegamos na próxima referencia um pouco adiantado e perdemos 18 pontos neste PC.
Continuamos a prova por outros trechos que tinham médias bastante baixas, em alguns rodamos a 4 km/h !!! e chegamos até uma subida escorregadia, que já trazia o trilho (facão) dos competidores que já haviam passado.  Vimos que haviam 4 jipes com guinchos para o apoio, iniciamos devagar a subida, pois este trecho era navegado com média;6 km/h !!!, logo no inicio o NiViper começou a patinar e para não atolar precisamos acelerar um pouco mais. Conseguimos entre todos as patinadas e escorregadas passar pela subida sem atolar e para nossa surpresa, no final da subida havia um PC entregando a boleta. Inconformado perguntei onde estava sendo medido o tempo e descobrimos que era no meio do primeiro trecho da subida.  Mesmo estando em desacordo com o regulamento da Copa, que diz não poder existir PC após dificuldades muito menos no meio delas, a organização não quis cancelar este PC alegando que ninguém atolou !!!  Neste PC, por termos acelerado mais que 6 km/h passamos adiantado e esta pontuação custou-nos muito caro.

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Deste trecho em diante não tivemos grandes dificuldades até chegarmos no primeiro deslocamento, onde a organização estava avisando que um trecho da prova havia sido cancelado e fomos conduzido para outra referencia. Aguardamos nosso horário de partida e andamos alguns metros até encontrarmos todos os outros competidores parado em um buraco, que estava bastante escorregadio e ninguém conseguia passar sem ajuda de guinchos. Como a operação estava demorando muito, todos os competidores saíram do buraco com mais de meia hora de atraso e deste ponto em diante, passamos por mais dois buracos que precisaram da ajuda de guincho e continuamos em comboio até o churrasco (final da prova), onde nos confirmaram que só valeriam os PC anteriores ao 1o. deslocamento.
Como tínhamos ido bem, com exceção do PC na subida com lama, totalizamos 61 pp na prova o que significou o  
3o. Lugar.

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Fábio Vernizi

Veja aqui o Regultado Geral da prova

Abaixo a reportagem da Revista Fora de Estrada

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