5a. Etapa Copa Sudeste 2000
Raid São Carlos - ATAC 4x4 -
18.11.00

Fomos na noite da ultima sexta-feira, dia 17.11.00, para São Carlos para a 5a. Etapa da Copa Sudeste 2000.

A chuva forte começou no meio da estrada já dando uma amostra do que teríamos pela frente.  Choveu forte durante toda a festa promocional da largada, que ocorreu no Shopping Center de São Carlos, e também por toda a noite.

No sábado de manha ainda continuava a chuva e fomos logo cedo ao borracheiro com mais um pneu furado, depois seguimos para o local da largada.  Após o sorteio da ordem de largada, onde ficamos com o nr.13 (acho que não era um final de semana de muita sorte !!), fizemos a largada ainda de baixo de chuva.  

Nos primeiros trechos fomos bem, até uma erosão que tínhamos que entrar pela esquerda, voltar de ré para passar para a direita e continuar novamente de frente.  Lógico que havia um PC neste trecho e perdemos alguns pontos nele. Continuamos com a chuva forte acompanhando até uma subida, onde já haviam 2 jipes patinando e usando guincho.   Tentei umas 6 vezes e só ficava patinando, não conseguíamos subir. Acabei desviando pela direita e o resultado foi 9 min de atraso.  Saímos sem muitas loucuras pois havia muita água, o que dificultava ver os buracos e pedras,  e o chão estava extremamente liso.  Em 3 PC's nos colocamos no tempo ideal de novo.    

Depois do almoço, o que estava ruim, piorou, pegamos uma subida de terra preta e fofa, onde ficamos afundados. Veio uma Engesa do apoio e não consegui nos tirar, veio então uma Toyota mas também não conseguiu.  Tiveram então que os dois juntos me puxar (quase viramos um Grand Niva  ;-D).  Saímos e afundamos 5 metros a frente   :-C.  Com a ajuda da Engesa saímos finalmente deste trecho. Neste local a organização já havia cancelado um laço que passava por lugares ainda piores.
Aceleramos nos trechos seguintes e voltamos ao nosso tempo. Numa outra pequena subida, ficamos patinando de novo, uma Land 110 tentou e também ficou, tentei mais 3 vezes mas sempre ficávamos patinando no meio dela, quando uma Engesa foi dos par uma puxadinha e puxou-nos para o lado, deixando-nos numa situação perigosa, pois ficamos de lado, quase tombando.  Neste momento precisamos da ajuda de dois guinchos, um para equilibrar a lateral e outro para puxar a frente. A operação demorou uns 15 min e vários competidores se atrasaram com isto..  Vale aqui a observação para quem diz que em Raid não tem companheirismo, este foi a maior prova de companheirismo onde vários ajudaram  e muitos acabaram se complicando na pontuação. 
Continuamos, mas agora sem acelerar muito, pois estávamos 15 min atrasado e o terreno estava perigoso e liso.  Próximos de voltar ao tempo normal, havia outra subida, de terra preta fofa, onde ficamos com outros 4 carros competidores atolados por mais de meia hora. Não me lembro de ter atolado tanto em subidas como ocorreu nesta prova.   Chegamos a avançar 3 km no odômetro sem o NiViper sair do lugar, apenas patinando.  A terra era tão fofa que os pneus abriam uma vala até encostar o assoalho, ai tinha que tentar em outro lugar.. 

Tão atrasado e tão atolados, resolvemos voltar (descer) quando encontramos o Wallace (diretor de prova) e o acompanhamos no limpa-trilha, pois se em pontos já estávamos péssimos, queríamos pelo menos fazer toda a  trilha, que vale-se destacar, é muito bonita. Na parte final tinha até um rio fantástico que andamos dentro por mais de 200 mts. - uma cena incrível !!!!!  

No resultado final ficamos em 9o. Lugar (ultimo dos que largaram) da nossa Categoria, o que nos tirou definitivamente a chance de disputar a liderança da Copa. Os ganhadores desta etapa foram Laerte Quintana/Luiz Durval, que dispararam no campeonato com 15 pontos de vantagem sobre o atual segundo colocado Silvio Grotkowski/Silvio Jacaré, que coincidentemente chegaram em segundo nesta prova.  

Após esta prova estamos em 4o. Lugar na Copa Sudeste 2000

Ainda teremos a sexta e ultima etapa em Piracicaba, no dia 09.12.  

Até la!   

Fábio Vernizi

Veja aqui o Regultado Geral da prova

Abaixo a reportagem da Revista 4x4 & Cia:

Raid_SCarlos00_10.JPG (57728 bytes)              Raid_SCarlos00_11.JPG (58235 bytes)