4a. Etapa Copa Vale Raid 2001
Raid Taubaté -
11.08.00

A prova ocorreu no dia 11/08/01 na cidade de Taubaté. Na noite da sexta-feira anterior houve o sorteio das posições de largada e a festa promocional. Nossa equipe foi sorteada com o nr. 12.

No sabado pela manha, fizemos a aferição e largamos as 9h12. O primeiro trecho era um pequeno deslocamento até uma região de terrenos na periferia da cidade, onde passamos por pequenas ruas e trilhas com pouca dificuldade. Neste inicio já percebemos que os PC’s (postos de controle) estavam colocados de forma a surpreender os navegadores mais desatentos, pois sempre se encontravam em algum ponto de maior dificuldade ou manobra.

Fizemos este trecho sem nenhum problema e seguimos pelo segundo deslocamento até a entrada de uma fazenda. Percorremos trechos de mata fechada, algumas pequenas subidas ingremes e varias manobras bastante fechada. Como a média não esta muito alta não tivemos grandes dificuldades.

Neste trecho a passagem mais interessante foi quando tivemos que entrar dentro de um bambuzal, mas onde não havia o caminho demarcado, ficando sempre a incerteza se estavamos certo e o que iriamos encontrar pela frente, para nossa sorte entramos pelo local correto e não perdemos pontos neste PC.

Continuamos por esta fazenda até chegarmos numa região mais descampada, onde hesitamos alguns segundos numa referência que nos levaria a uma descida bastante ingreme e onde havia um PC.

Logo apos este trecho passamos com facilidade pela subida de uma duna e logo em seguida perdemos mais alguns segundo para desviar de um competidor que estava atolado.

Neste trecho seguiamos sempre por mata bem fechada e sempre com curvas bastante fechadas.

No trecho seguinte fomos para uma região com mais montanhas e onde passamos por uma paisagem muito bonita e trechos de pilotagem muito técnica, pois estavamos a todo momento a poucos centimetros de penhascos com mais de 200 metros de altura.

Raid_Taubate01_03.JPG (32351 bytes)

Raid_Taubate01_04.JPG (29443 bytes)

Passamos varios trechos escorregadios e alguns laços, mas não tivemos nenhum problema.

No trecho final a organização preparou um deslocamento de 60 min por um trecho mais sinuoso de um morro, onde tivemos que ter muita atenção, passando até por algumas pontes feita somente com alguns tocos.

No final um belo churrasco nos esperava na fazenda onde foi realizada a premiação, mas não antes de passarmos com o Engesão em um belo barro, para alegria dos fotografos e da imprensa.
Raid_Taubate01_05.JPG (31392 bytes)

Nesta prova conquistamos o 9 lugar da Categoria Copa (Principal) e com isto estamos muito bem poutuados no campeonato e continuamos com a marca de conquistar trófeu em todas as provas do campeonato que disputamos este ano.

Fábio Vernizi

Confira aqui o resultado geral da prova, apurada pela Totem