4a. Etapa Copa Vale Raid 2002
Raid Taubaté -
22.06.02

Raid_Taubate02_03.JPG (49110 bytes) Raid_Taubate02_10.JPG (46886 bytes)
Raid_Taubate02_12.JPG (45876 bytes) Raid_Taubate02_13.JPG (46887 bytes)
Raid_Taubate02_14.JPG (50655 bytes)

A 4a. etapa da Copa Vale Raid 2002 foi realizado na cidade de Taubaté onde na sexta-feira, dia 21 de junho, houve a largada promocional e no sábado pela manha, dia 22, o primeiro carro largou para percorrer as trilhas da região as 09h00.

Nós estamos retornando ao campeonato depois de termos capotado na prova de Salto, valida pela Copa Sudeste e ficamos 4 semanas aguardando o conserto do carro.  Na semana anterior a prova eu estive viajando fora do país e retornei no final da semana a tempo de pegar o Engesão e enfrentar as trilhas de Taubaté.   Infelizmente mais um problema nos atrapalhava, a Andréa, navegadora oficial da equipe, estava bastante doente e sem condições de participar.  Precisamos então chamar um outro navegador, nosso colega Mauricio Esteves, também bastante experiente que rapidamente se prontificou a participar.

Saímos de São Paulo, no sábado as 4h30 da manha e fomos ao local da largada pegar todo o material e verificar nossa posição de largada. Nós fomos sorteados com o nr. 11

Logo no primeiro trecho havia um laço e um pequeno atoleiro, quando estávamos chegando vimos vários jipes parados e um deles atolados precisando de ajuda.  Felizmente ao contornarmos todo o laço para chegar ao atoleiro eles já haviam saído e nós conseguimos passar sem nenhum problema.  O Engesão estava mostrando que ficou recuperado e muito bem.

Seguimos para outro trecho onde haviam varias erosões, alguns morros para subir e descer e vários laços cuidadosamente preparado pela organização para dificultar as competidores. Neste trecho a nossa falta de entrosamento piloto-navegador pesou um pouco e perdemos alguns segundos em dois PC’s pois hesitamos por onde deveríamos seguir. Felizmente conseguimos nos localizar e seguimos pelo caminho correto, fazendo todo o trajeto estipulado. 

Ao enfrentarmos o segundo atoleiro, nosso Engesão começou a falhar um pouco, fruto de muitos dias parado, e ficamos apreensivos.  Resolvermos continuar mesmo assim pois não estava tão ruim, mas se piorasse um pouco teríamos que avaliar melhor.

Entramos numa estrada e havia dois pequenos laços para testar os navegadores. A falta de entrosamento pegou de novo e demoramos um pouco na saída do primeiro e passamos direto pelo segundo.  Tivemos que voltar bem rápido mas ainda sim perdemos alguns segundos nos dois PC’s seguintes.

O Mauricio estava bastante nervoso consigo mesmo, pois foram erros que ele normalmente não comete mas como estava um pouco enferrujado (não havia competido a alguns meses) estava tentanto achar a concentração ideal.

Felizmente no primeiro neutral achamos a comunicação ideal e seguimos para um trecho com vários laços em um terrenos bastante descampado, onde tivemos que seguir por varias bandeirinhas e conseguimos fazer tudo sem nenhum erro.

No trecho seguinte havia vários laços e retornos entre um bambuzal onde também fomos muito bem, apesar do motor estar falhando bastante, não erramos nada e mantivemos a media estipulada.

Deste trecho até o final, nos fomos muito bem, não errando nada.

Na hora da premiação estavamos apreensivos devido aos segundos perdidos no inicio.  Sabíamos que o nível da prova era bastante difícil e que também havia muitos competidores bons.

Felizmente perdemos muito poucos pontos e GANHAMOS a prova, na categoria Copa Integrado.

Foi um conquista fantástica, mostrando que mesmo com vários obstáculos, nos conseguimos superar-los e subir ao lugar mais alto do podium !!!!!

Com este resultado, mesmo não pontuando na etapa anterior, nós nos recuperamos muito na classificação do campeonato e continuaremos na briga até o final do ano.

Confira aqui o resultado geral da prova, apurado pela Totem