Raid Paty dos Alferes 2000
1a. Etapa Unijeep -
29.04 - 01.05.00

Confirma abaixo a Cronica feito por Alvaro Melo sobre Raid e a 1a. Etapa da Copa Unijeep 2000

O Fora de Estrada ou Off-Road embora um pouco escondido da TV e da mídia em geral, tem no Rio de Janeiro uma quantidade razoável de adeptos a exemplo do que vem ocorrendo pelo Brasil afora. A prática do Off-Road esportivo tem pouco mais de uma década, e começou quando os grupamentos de jipeiros, já reunidos em clubes resolveram praticar um pouco de competição, com base na experiência desenvolvida nas trilhas que costumavam frequentar. Nasceram então os Jeep Raids.

Trata-se de uma prova de regularidade, onde o trajeto previamente levantado por uma equipe não é do conhecimento dos competidores. Êstes, cujas equipes consistem além do veículo adequado, de um piloto e um navegador, só ficam sabendo do trajeto por intermédio de uma planilha que só lhes é entregue práticamente na hora da largada.
Essa planilha contem referencias que indicam o caminho a seguir, com uma precisão mínima de 10 metros, que implica inclusive na necessidade de equipamentos especiais de navegação, já que os hodômetros normais marcam no máximo distancia de 100 em 100 metros.

Além dessas referências a planilha é também dividida em trechos, cada um com uma média de velocidade estipulada pelos organizadores, com base nos dados obtidos na fase de levantamento. O controle da atuação dos competidores é feita por Postos de Controle (PCs) que em lugares ignorados também pelos competidores assinalam com exatidão a hora de passagem de cada um. Para cada segundo adiantado o competidor perde dois pontos, contra um ponto por segundo de atraso. Ganha quem conseguir ficar mais próximo do Zero. Aliás, esta é a única prova que conheço em que todos se empenham pelo Zero!!

Hoje em dia, essas competições contam com 3 categorias distintas de competidores, dividas entre Master, Senior e Turismo. As duas primeiras são restritas àqueles que integram um campeonato anual e somam pontos dentro de suas respectivas classes. A Turismo fica para aqueles que não podem se comprometer a correr todas as etapas, ou aos novatos e outros que queiram apenas participar e se divertir competindo.

A primeira prova deste ano, realizada sob a égide da Unijeep [associação que congrega Jeep Clubes de uma mesma região] foi em Paty do Alferes e estivemos lá para conferir e ajudar.
Esta prova, já realizada em outros anos naquela região, foi antecipada de sua época costumeira, por volta de junho/julho para este final de abril, já que cansados de poeira os Organizadores se anteciparam em busca do perído de chuvas e da consequente LAMA!!

Provavelmente erraram nas orações ou no santo, pois as chuvas só chegaram uma semana depois do evento...
Mas nem por isso deixou de ser bom. Só não precisava ter tanta poeira. Nosso carro sempre fechado e com o ar ligado ainda nos poupou um bocado, mas na hora de filmar ou fotografar tem que ser lá, na bôca do cofre, e aí o bicho pega, ou melhor pegou!!

Houve um lugar onde paramos no ângulo externo de uma curva, numa estradinha de terra e os competidores das categorias Senior e Master passavam por alí tirando o atraso de difilculdades anteriores, visando manter a média estabelecida. As nuvens de poeira que eles levantavam eram tão espessas que quase dava para cortá-las com faca!
Nossa parada seguinte de acompanhamento e filmagem já foi no mato, pouca poeira, muita folha e .... micuins!!! Iniciados por um expert local, arrancamos ramos de alecrim e realizamos uma dança ritual, batendo com o ramos nas pernas para afastá-los. Meus micuis, provavelmente mais modernos não entenderam assim e aderiram aos festejos assim como às minhas calças e pernas que ainda ostentam, mais de uma semana depois, sinais da orgia que eles fizeram no meu doce sangue diabético...

Enquanto isso tome Jipe! O local era uma pegadinha cuidadosamente selecionada pela Organização, onde mesmo os navegadores mais experientes se confundiam com a multiplicidade de opções e cometiam êrros que quando descobertos eram corrigidos pelos pilotos com manobras radicais que quase resultaram numa colisão onde os dois jipes estavam dando ré!!!

No meio da prova existe um Neutralizado, onde os competidores tem um tempinho para um pequeno lanche ou um acerto no seu jipe, antes de partir para a segunda etapa da prova.
Como suplício, o Neutro era precedido por uma prova especial onde não faltaram travessia de rio e demonstração de habilidade ao volante, numa pista de INDOOR préviamente preparada.

Para a segunda etapa um trecho com uma erosão gigantesca era o prato principal. Pilotos e navegadores com a adrenalina a mil suaram muito para superar o obstáculo que proporcionou belas imagens e grandes sustos, com jipes tirando duas e até tres rodas do chão e necessitando que a galera próxima se pendurasse nêles para devolver um pouco de equilíbrio.

Boa parte da prova, especialmente a segunda etapa, transcorreu dentro do Horto da RFFSA, uma plantação de eucaliptos que se espalha por uma área de mais de 15 milhões de m², com trilhas e estradinhas onde alguém pode ficar perdido por vários dias.

Tôda a atenção dos navegadores era pouca para não perder as referencias que maldosamente a Organização intercalou, fazendo alças de trajeto dentro de outras alças maiores, onde o mesmo jipe acabava passando duas vezes no mesmo trecho, só que saindo em ramificações diferentes.

Mas a turma era boa e ninguém se perdeu. Lógicamente, os mais novatos ou inexperientes, acabavam praticando o que chamamos de carrapatear, ou seja, grudar na trazeira de outro competidor e se deixar guiar por êle. O risco é de se perderem juntos...

Depois de muitas voltas e subidas e descidas de morros a competição voltou ao centro de Paty onde enquanto a Organização providenciava a apuração dos resultados de acôrdo com a chegada das planilhas dos PCs, a turma ia confraternizar no Caçarola, por conta do Raid, onde além de saladas e carne na brasa, havia um suculento cozido, capaz de matar a fome dos mais exigentes.

A precisão dos dados de apuração atualmente tem facilitado o fechamento dos trabalhos e mesmo havendo um tempo para que cada equipe confira os resultados, raramente aparece alguma reclamação.

Assim na volta do almoço [mais para ajantarado, como se dizia no meu tempo...] rapidamente foram anunciados os resultados, que não trouxeram surprêsas a não ser na categoria Turismo onde se misturam pilotos e navegadores tarimbados com novatos totalmente alienados e foi nessa condição que uma dupla de carrapatos abiscoitou o quarto lugar e um troféu...

Parabens à Unijeep por mais êsse evento que revela as belezas escondidas no interior do Estado e traz essa alegria e congraçamento à comunidade jipeira.

Grande abraço,

Alvaro Melo.


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